pulseiras Love da Cartier

Cartier: A marca que prende – O fetiche no branding e marketing

Rate this post

As marcas de luxo francesas certamente sabem muito bem como entrar e se manter na cabeça dos consumidores. As histórias e o savoir-faire (o saber-fazer) de cada maison são hipervalorizadas em campanhas, nos pontos de venda e também no atendimento, tornando-se ingredientes básicos do luxo.

Antes de mais nada, os produtos são tratados como itens de absoluto valor, prestígio e distinção e para manter toda pompa há protocolos a serem seguidos. Isto é uma estratégia de branding comum entre grandes marcas.

Por analogia, há uma expressão na língua francesa que explica bem o poder dessas marcas em criar desejo. Os franceses falam muito “il faut ” – conjugação na terceira pessoa do singular do verbo irregular “falloir” que significa “ter que”, “ser preciso”, “ser necessário”. Portanto, sabem e fazem muito bem feito. Por muito tempo (e ainda hoje) eles ditam muitas das regras do mercado de luxo que vai bem, e continua crescendo.

O trabalho de branding e marketing de luxo é fundamental para esse sucesso. Saiba aqui sobre a Arte de Construir Marcas Valiosas e Inesquecíveis.

Os produtos mais amados da Cartier

Definitivamente, a Cartier é uma das marcas mais renomadas do mundo. Produtos como as peças formadas com a clássica Panthère, símbolo da marca, ou os ícones da relojoaria, como os modelos Tank e Santos Dumont, são altamente reconhecidos e desejados. Entretanto, outro consagrado produto da marca que é uma grande vedete de vendas, de pesquisa no Google e fetiche de meio mundo é um modelo de pulseira que fica presa no punho.

A peça vem acompanhada de uma pequena chave de fenda para facilitar sua abertura. Uma espécie de cadeado para o próprio corpo. Assim, perceba que há uma proposta de relação de compromisso, de fidelidade. Não é à toa que o nome do bracelete é Love! Inegavelmente, amor se cria. E nesse caso, ainda é possível medir e personalizar. Até onde você iria por amor ?

Em suma, a Cartier faz meio mundo pensar, desejar e sonhar.  Aula de branding. Analisar produtos e marcas icônicas faz parte do trabalho de consultoria de branding. Esse produto da Cartier é surpreendentemente uma excelente sacada de naming, design, campanha, marketing e etc. Aguenta, se prende e paga quem quiser – e puder.

Por fim, o sucesso é tão grande que diversas versões não originais copiam, distribuem e comercializam amplamente esse modelo. Bem dizendo: fake ! Aquilo que parece ser, mas não é.
Anyway, essa questão das cópias é pauta para outro texto.
Love.

Cartier
Foto do e-commerce da Cartier na categoria LOVE
LFDM
Rolar para cima